sábado, 18 de janeiro de 2014

Inseminação Intrauterina (IIU)

A inseminação artificial, que é conhecida desde a Antigüidade, é um recurso terapêutico de grande valor no tratamento do casal infértil. As indicações dessa opção são baseadas na impossibilidade ou dificuldade do sêmen em alcançar o ovócito no aparelho genital da mulher (trompas), impedindo, assim, a fecundação. As candidatas a essa modalidade terapêutica são as pacientes que apresentam:
a) MUCO CERVICAL pobre ou deficiente, devido a fator inflamatório ou fator imunológico;
b) Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA) – Infertilidade Inexplicável;
c) Maridos com espermograma alterado (oligospermia, astenospermia ou problemas anatômicos);
d) Importante: Como a fertilização ocorre no ambiente natural, isto é, nas Trompas estas devem estar permeáveis.


INDUÇÃO DA OVULAÇÃO, TÉCNICA E O DIA DA INSEMINAÇÃO

Da mesma forma que o Coito Programado, os ovários são estimulados por hormônios a fim de se obter um maior número de óvulos recrutados, que também têm seu crescimento acompanhado pela ultra-sonografia, até que os mesmos atinjam um diâmetro aproximado de 18 mm e o endométrio, uma espessura superior a 7mm. A ovulação também é desencadeada num momento adequado por um medicamento. A diferença entre a indução da ovulação no Coito Programado e na Inseminação Artificial Intra-Uterina consiste nas dosagens de medicamentos utilizados para o estímulo ovariano e no fato de que, ao invés das relações sexuais programadas, os espermatozóides serão colocados dentro do útero através de um catéter.
A Inseminação Artificial é um procedimento relativamente simples. É realizada no consultório, sem anestesia, é indolor e não dura mais do que alguns minutos. Com a paciente em posição ginecológica, o esperma é colocado dentro do útero, perto dos orifícios internos das trompas, através de um cateter delicado que transpassa a vagina e o canal cervical.
Após a inseminação, a paciente deverá ficar em repouso no consultório por alguns minutos, a fim de que o sêmen alcance o interior das tubas e ocorra a fertilização. Após esse período, poderá voltar às suas atividades cotidianas. As relações sexuais deverão voltar ao ritmo habitual iniciando-as, se desejar, já a partir do dia da inseminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário